top of page

Trash Game

WhatsApp Image 2020-03-30 at 11.13.47 (1

Em construção

O Trash Game consiste em um jogo cooperativo pedagógico em que as pessoas observem e reflitam sobre os ciclos gerados a partir do que consumimos. O Projeto Trash Game visa elaborar e construir o  jogo junto a jovens menores infratores, que participam de atividades socioeducativas desenvolvidas pela Secretaria de Educação de Santos. A partir da vivência conjunta em metodologias colaborativas, dinâmicas, diálogo, pesquisas e trocas (baseadas na Filosofia Elos e na Pedagogia da Cooperação), a equipe Amora Terra e os jovens assistidos farão a pesquisa sobre os mais diversos tipos de materiais que consumimos (da onde vem e para onde vão), assim como a construção dos componentes do jogo e elaboração das cartas e desafios.
As matérias-primas demoram, muitas vezes, milhares ou até milhões de anos para se desenvolverem na natureza, como no caso dos minerais. Em pouco tempo extraímos estes materiais da natureza, de forma insustentável e degradadora, e construímos os mais diversos tipos de produtos, dos mais úteis e precisos para a sociedade até os mais banais e desnecessários, mostrando o poder perverso que o capitalismo pode ter sobre nossas formas de consumir, de ter e, até, de ser. Consumimos e depois, por fim, descartamos, em poucos minutos. Surgimento, extração, consumo e descarte têm tempos bem diferentes e formam um ciclo que deveria ser fechado, ou seja, os materiais deveriam voltar à indústria ou à natureza.

 

A ideia é que o Trash Game mostre e nos faça refletir sobre os dois tipos de ciclo: o errado, no qual o ciclo não se fecha e os materiais descartados vão parar em lixões e aterros sanitários e há um sufocamento enorme do planeta diante da exploração atroz dos recursos naturais; e o correto, onde os resíduos dos mais diversos produtos que consumimos voltam, de alguma forma, para a natureza.

​

bottom of page