top of page
  • Foto do escritorGrupo Amora Terra

Jogos Cooperativos


- POR UM MUNDO COM MAIS COOPERAÇÃO - 

Nem sempre o ser humano viveu em sociedades competitivas, consumidoras, destruidoras, como nas quais vivemos hoje. O Homo sapiens surgiu no planeta há aproximadamente 200 mil anos e, apenas, há cerca de 10 mil anos passou a inserir a competição em sua forma de viver e conviver. Por muitos milhares de anos o homem vivia em sociedades mais justas, mais respeitosas e mais igualitárias. Por que mudamos? Por que passamos de sociedades matriciais a sociedades patriarcais? Por que passamos a olhar o outro como um ser diferente e ameaçador?


O processo evolutivo da humanidade seguiu seu rumo ao longo dos milhares de anos e, ao longo de todo este tempo, fomos desenvolvendo os grupos, as sociedades, as diferentes formas de agir, produzir, trabalhar e consumir, e as diferenças foram trazendo espaço para a competição. A partir de então, a competição começou a ganhar espaço e começamos a querer ter vantagens e a ganhar em cima do trabalho do outro. Surge a descriminação, a violência e a criminalidade.


O desequilíbrio humano começa a se manifestar e os novos paradigmas e as novas exigências do mundo moderno capitalista desestruturam as relações humanas e as formas de distribuição, não só do dinheiro e da renda, mas também, do amor e da atenção. Há a exclusão, a exclusão gera solidão, revolta e angústias.... Tudo isso retroalimenta a violência, a criminalidade, a desigualdade e etc.




A fragmentação e os muros que passamos a criar no Neolítico precisam ser destruídos. Uma nova era está tendo início e precisamos de abundância para transformação. Há possibilidade de transformar o mundo a cada passo. Mas como podemos cooperar para o bem? Para as transformações? O Grupo Amora Terra acredita no poder da colaboração, do fazer junto para transformar. Acreditamos na cooperação.


Um processo social de cooperação se dá quando as pessoas combinam suas atividades ou trabalham juntas para conseguir um objetivo comum, de tal maneira que o sucesso de uma das partes favoreça o sucesso das demais. Assim é a vida no Planta Terra, estamos juntos na mesma morada, cooperando uns com os outros a todo instante, para o bem ou para o mal. Entender que o que eu faço aqui afeta o outro lá, é entender de coletividade e de cooperação. Com o que estamos cooperando? Como o que eu faço (ou não) coopera para a qualidade ambiental da minha cidade, do meu país e do nosso planeta?


Pensando nisso, os Jogos Cooperativos compõem uma das metodologias do Grupo Amora Terra, sejam eles jogos de tabuleiro, jogos virtuais (on line) ou mesmo jogos corporais. Nos jogos cooperativos os objetivos são comuns entre os jogadores; as regras possibilitam o sucesso de todos, todos podem vencer (juntos); a participação é inclusiva, todos participam o tempo todo e não há exclusão; o sucesso de um interdepende do sucesso do outro; e os resultados são compartilhados e para todos.


“Uma situação cooperativa é aquela em que os objetivos dos indivíduos são de tal ordem que, para que o objetivo de um deles possa ser alcançado, todos os demais integrantes deverão igualmente alcançar os seus respectivos objetivos. ” (Morton Deustch)

Para o Amora Terra, é fundamental que o grupo que esteja participando de suas ações educativas perceba e sinta, com os jogos cooperativos, o poder de transformação coletiva da cooperação e que todos juntos por objetivos em comum nos faz ir mais longe, além de ser mais divertido.


Acreditamos no livre brincar, na espontaneidade do brincar e no real poder de transformação e interação quando as pessoas brincam, sejam elas crianças ou não.


“Chamamos de brincadeira qualquer atividade humana praticada em inocência, isto é, voltada para ela própria e não para seus resultados. Ou em outros termos, vivida sem propósitos ulteriores e sem outra intenção além de sua própria prática.” (Maturana e Zoller, Amar e Brincar)

Por meio dos jogos aplicados pelo Amora Terra, buscamos aprimorar nossas interações, nossa convivência, nossa comunicação e espírito de comunidade, assim como auxiliar-nos no estabelecimento de um ambiente pautado no diálogo, confiança, inclusão e respeito.


Os jogos cooperativos tratam de relacionamento interpessoal, inclusão, diversão, colaboração, empatia, diálogo e coletividade, valores fundamentais para falarmos de mudanças de hábitos, sustentabilidade, melhoria da qualidade ambiental e cidadania.




10 visualizações0 comentário
bottom of page